quinta-feira, 28 de março de 2013

GENÉTICA BACTERIANA

As bactérias possuem material genético, o qual é transmitido aos descendentes no momento da divisão celular. Este material genético não está contido dentro de um núcleo, portanto o genoma deste microrganismo está disperso no citoplasma.
O DNA bacteriano é uma macromolécula em forma de dupla fita e circular, apresenta a propriedade de replicação e transmissão das moléculas hereditárias durante a divisão celular, a replicação é semiconservativa.
Os plasmídios são segmentos de DNA fita dupla, circulares, replicam independentemente do cromossomo, podendo existir na célula como uma cópia única ou várias cópias. Os plamídios podem conter genes para toxinas e para proteínas, ou mesmo genes responsáveis pela transferência do seu material genético entre células.


MECANISMOS DE RECOMBINAÇÃO GENÉTICA BACTERIANA

  • Conjugação
  • Transdução
  • Transformação


Conjugação:

É o mecanismo de transferência de informação genéticas que requer contato entre as células. A célula doadora e a célula receptora devem conter a constituição genética adequada para aderirem uma a outra e formarem uma ponte citoplasmática entre as células através da qual o DNA possa passar. Especificamente,  esse processo exige que a célula doadora contenha um pili sexual, que irá estabelecer o contato com os sítios receptores. Esse contato resulta na formação de um par de células relativamente estável e o início da transferência do DNA.





Transdução:

Transdução se refere a transferência de genes de uma célula para a outra utilizando um fago como vetor, sem contato entre as células. Esse evento pode ocorrer de duas formas transdução generalizada e transdução especializada.

Transdução Generalizada: ocorre a clivagem do cromossomo induzida pelo fago, e acidentalmente, fragmentos ao acaso do DNA bacteriano são encapsulados pelas proteínas do capsídeo, no lugar do DNA do fago. Posteriormente, quando uma célula é infectada por este tipo raro de partículas de fago, ocorre a injeção do fragmento de DNA bacteriano para outra célula. Ocorrendo uma recombinção e integração desse fragmento no cromossomo da célula receptora, esta será considerada contendo uma transdução estável.




Transdução Especializada: Na transformação especializada, somente determinados genes, localizados nos cromossomo próximo ao local de inserção do profago, são transferidos. O fago adquire os genes bacterianos por um evento raro de excisão anormal no cromossomo bacteriano. Em geral, uma particula de fago, na transdução especializada, carrega genes do fago e da bactéria ligados em uma única molécula de DNA. Durante a infecção da outra célula, essa molécula mista de DNA se integra no cromossomo da célula receptora por meio de mecanismos normalmente utilizados pelo fago para se tornar um profago.






Transformação: Transformação é a transferência de genes somente de DNA de uma célula para outra, a capacidade da célula se transformar depende de um estado fisiológico celular transitório que permite a passagem do DNA através da membrana. A transformação funciona melhor quando as células doadoras  recptoras são intimamente relacionadas. Mesmo que somente uma pequena porção de DNA de uma célula seja transferida ao receptor, a molécula que deve passar através da parede e da membrana celular do receptor ainda é muito grande. Quando uma célula receptora está em estado fisiológico em que pode captar o DNA doador, é descrita como competente. A competência resulta de alteração na parede celular, tornando-a permeável a moléculas grandes de DNA.



10 comentários: